ESTA CHEGANDO A HORA POR DIREITOS HUMANOS GLOBALIZADOS

Total de visualizações de página

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

ACONTECE EM PORTUGAL

"É preciso não desanimar na luta pela dignidade da pessoa humana"

http://www.dnoticias.pt/Default.aspx?file_id=dn01010107121109&id_user=

 

D.Ximenes Belo comentou no Funchal o relatório da HRW que denuncia a existência de prisões secretas na China

Nobel da Paz realiza uma visita de quatro dias à Madeira

Data: 12-11-2009 

D. Ximenes Belo, Prémio Nobel da Paz e bispo emérito de Timor-Leste, afirmou hoje, no Funchal, que é preciso "não desanimar nos esforços e na luta pelos direitos humanos".

O dignitário comentava o relatório da organização Human Rights Watch (HRW) intitulado 'Beco para o Inferno', no qual se denuncia a existência de prisões secretas na China.

O governo chinês, através do porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês, Qin Gang, desmentiu hoje em Pequim esta situação.

"Quando se trata da China ou de países mais duros em termos de direitos humanos, temos de esperar. (...) Isso não quer dizer que desanimemos nos nossos esforços de lutar pelos direitos humanos e pela dignidade da pessoa humana", disse o Prémio Nobel da Paz no Funchal, após uma audiência com o presidente do Governo Regional, Alberto João Jardim.

D. Ximenes Belo referiu que se tratou de um encontro de cortesia, "para saudar, na pessoa do Presidente do Governo Regional, o povo madeirense e também para mostrar a admiração por um conterrâneo que esteve em Timor, Armando Pinto Correia", que foi administrador de Bacau entre 1928 e 1934.

"Ficamos admirados como os madeirenses contribuíram para o progresso e desenvolvimento de Timor-Leste", declarou.

O bispo falou ainda do facto de neste tipo de encontros ficar sempre a "garantia de solidariedade, sobretudo no aspecto cultural e emocional, porque Timor está dentro do mundo lusófono".

O programa de quatro dias da visita de D. Ximenes Belo à Madeira, que termina no domingo, incluiu hoje o lançamento da reedição do livro 'O Gentio de Timor', editado em 1935, da autoria de Armando Pinto Correia.

O bispo timorense celebrará uma missa em Câmara de Lobos, em homenagem às vítimas do massacre no Cemitério de Santa Cruz.

Nos próximos dias manterá encontros com algumas entidades madeirenses, entre as quais o Bispo do Funchal, D. António Carrilho, e participará numa conferência na Universidade da Madeira subordinada ao tema 'O Papel das Universidades na Construção da Paz'. 













Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

INFORME CASOS REAIS DE ARBITRARIEDADES COM DADOS DE LOCALIZAÇÃO , CIDADE , Nº PROCESSO ,DATAS .